O desenvolvimento do Corolla começou em função dos investimentos do governo japonês em infraestrutura para as Olimpíadas de Tóquio em 1964, como veículo adaptado às novas vias. Diferentemente dos demais carros que circulavam no Japão nos anos 1960, equipados com motor 1.0, o Corolla vinha com motor 1.1, que fez sucesso na época. Apenas quatro anos após o seu lançamento, a primeira geração do Corolla – nome que significa “coroa de flores”, em latim – havia se tornado o carro mais exportado do mundo.
A ideia por trás do Corolla era ser um carro de família em que se destacassem o conforto, a tecnologia e o design, características que se mantêm até os dias de hoje. Em sua décima geração, o carro é oferecido nas versões XLi e GLi com motor 1.8 16V Flex, além dos modelos XEi e Altis com câmbio automático e motor 2.0 16V Flex. No ano passado, foram vendidos 55.000 unidades no Brasil, e este ano, só até outubro, já foram 42.000 unidades.
Corolla 1ª geração (1966-1970): primeiro lugar nas vendas no Japão apenas 3 anos após o lançamento.
Toyota Corolla 2ª geração (1970-1974): inédito tanque de 45 litros para percorrer os 500 km de estrada que ligam Tóquio ao sul do Japão
Corolla terceira geração (1974-1979): já naquela época, o carro se adequou às normas de emissão de poluentes
Corolla 4ª geração (1979-1983): testado na Alemanha para ganhar mercado internacional
Corolla 5ª geração (1983-1987): carroceria desenvolvida para absorver impactos
Corolla 6ª geração (1987-1991): investimento na redução de ruídos internos e externos.
Corolla 7ª geração (1994-1997): sedã japonês chega ao Brasil, ainda importado
Corolla 8ª geração (1997-2002): primeiro a ser fabricado no Brasil, na fábrica de Indaiatuba (SP), a partir de 1999
Corolla 9ª geração (2002-2008): primeiro com motor flex, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro
Corolla 10ª geração (a partir de 2008): design com mais esportividade
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